quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Educação Musical precisa tornar-se uma realidade no Município de Campos



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no dia 18/08/2008 um projeto de lei, aprovado pela Câmara dos Deputados, que torna obrigatório o ensino de música dentro da área de artes em todas as escolas do país.

A Casa Civil informou que Lula vetou o artigo que previa que os professores tivessem formação específica na área. O texto da lei foi publicado na edição de 19/09/2008no "Diário Oficial" da União.
A lei vale para os ensinos fundamental e médio, mas as definições sobre em quantos anos o ensino de música será ministrado e com que periodicidade vão caber aos conselhos estaduais e municipais de Educação, em parceria com os governos locais. As escolas públicas do país terão três anos para inserir no currículo da educação básica o ensino da música.

Ao ler a postagem da professora Monica Ensinar - Projeto de vida: Educação Musical na EJA percebi que alumas dificuldades existem para que tudo funcione na prática,confira no mesmo blog outra situação Ensinar - Projeto de vida: Educação musical!

Muito confusa fiquei ao ler esta reportagem no site da Prefeitura de Campos sobre o Projeto "Um canto na Escola!Confira:Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Nada contra o projeto desenvolvido pela secretaria de Educação mas não entendi muito bem a ligação com o Departamento de Educação Física,não seria a área de artes?

Outra coisa que fiquei sem entender foram essas incrições ,vou me explicar:Conheço uma amiga professora que fez 12 anos de música e sabe muito,inclusive dava aula em coservatório antes de ser aprovada pelo concurso público, esse mesmo conservatório ministrou um curso relâmpago de 3 meses aos sábados para muitos professores da rede que foram enquadrados em música com esse curso e não sabem nem o dó,ré,mi..., quando ela compareceu na PMGC para entregar os documentos,os seus diplomas de nada serviu e novamente no último recadastramento ela levou e trouxe de volta, nem as xerox puderam ser arquivadas....

Não seria o caso fazer um levamento na rede para aproveitar excelentes profissionais capacitados?

Agora veja só quantos são formados e nem são percebidos...


E o descaso aumenta.....Até quando?????

Fábio Mattos o chefe de Bandas e Fanfarras do Departamento de Educação Física,
disse:" pretendemos ocupar o tempo ocioso destes alunos, no horário em que não estão estudando. Iremos capacitar todos para que se tornem professores de música também, além de poderem participar da Banda Marcial da secretaria de Educação"

Quantos professores de música temos na rede que são desvalorizados????Cada coisa que acontece......

3 comentários:

Anônimo disse...

Hilda,
Para informar:
Acabei de ler no Portal Da Prefeitura, que as escolas de Campos terão Blog (cada uma).
Vamos torcer para que de certo !

Anônimo disse...

Hilda,
Vá ao blog prazerdeensinar2.blogspot.com ,tem uma excelente postagem sobre futuramente os políticos terem que matricular seus filhos nas escolas públicas(esta tramitando no senado),acho que seria interessante você postar aqui também.
Fica a sugestão!

Jorge E.Cardoso Rocha disse...

Oi tudo bem com você? também sou professor e vou acompanhar seu blog, gostaria que entrasse no meu da uma olhada abraço