sábado, 6 de fevereiro de 2010

Privatização da Escola Pública


Li Li no blog da professora Luciana:

"Parece ter virado um hábito classificar como precário tudo que é público, a conseqüência disso é a onda da privatização que assola agora também a educação de Campos.
Por trás disso também existe a velha intenção de exercer o controle quase que por completo de todo o sistema, tornando profissionais espectadores ou, o que é ainda pior, reprodutores.
A secretaria de educação agora “adotou” o sistema de ensino Expoente, para oferecer formação continuada aos docentes, materiais pedagógicos, portal da educação, software educativo.
Um projeto político pedagógico deve ser elaborado pela equipe, em conjunto com os profissionais que dele farão parte, isso também é gestão democrática, o que muito difere do atual “modelo” de gestão que parece ter sido adotado na SMEC, uma vez que nada foi falado sobre esse sistema ao qual chamam de suporte pedagógico.
O que está em questão não é a qualidade do serviço oferecido pelo sistema de ensino, mas devemos atentar para a intencionalidade das ações que o atual governo vem desenvolvendo.
Como pode-se fazer educação quando as decisões são completamente de cima para baixo?
Essa semana está sendo oferecida a Jornada Pedagógica, no entanto, no que tange à educação infantil e ao 1º ano do ensino fundamental (alfabetização), mais parece que estão buscando a preparação dos professores para a propagação de um sistema privado de ensino. As atividades giram em torno dos livros que serão oferecidos pelo sistema Expoente. É certo que o professor dá sentido, ou não, ao material que tem em mãos, porém com a adoção de um modelo de ensino, fecha as portas para discussões e questionamentos relevantes, afinal somos educadores e, portanto, seres dotados da capacidade criativa e argumentativa.
Trabalhar para a educação é construir, continuamente, novas possibilidades no campo do saber, não meramente reproduzir modelos ou digerir aquilo que nos foi lançado!"

Palavra da blogueira:
Lembrando também que O Sistema Expoente abrange a Educação de Jovens e adultos.
Tenho participado da Jornada Pedagógica e recebi o material que será oferecido pelo sistema que é destinado à 1ª fase e 2ª da Eja.O material somente não resolverá o problema do analfabetismo no Município principalmente por serem as turmas pequenas e existirem muitos alunos matriculados em outras fases da EJA que ainda não dominam o processo da Leitura e da Escrita e a dificuldade pois o professor ,no meu caso terei que dar conta da Alfabetização e da 2ª fase que corresponde a 1ª série onde os alunos já dominam a leitura e da escrita,continuando assim as multisseriadas.
Antes da Jornada Pedagógica o curso seria oferecido na parte da manhã e à tarde,mas houve reclamações da categoria então o curso passou para noite,percebendo que a categoria da EJa do interior havia ficado sem condições para comparecer foi providenciado um ônibus para Transportar os professores do interior.Mas parece que a categoria não entendeu e o ônibus tem estado à disposição e pouquíssimos profissionais estão comparecendo,impedindo um aprofundamento maior sobre o Sistema a ser implantado.
A escolha de turmas na minha escola já ocorreu e várias turmas estão sem professores de Arte ,Educação Física,Educação Religiosa,Inglês e Geografia.Estes buracos serão preenchidos por rets e aí eu fico pensando nos professores aprovados para o Concurso de 2008 que não serão chamados e nos professores que pegarão estes rets mas não participaram da Jornada.
Há muito tempo Clarissa Garotinho mostrou ser favoravél à
privatização das escolas públicas e estou achando que não serão chamados os convocados do concurso de 2008 pois pelo que vimos muitas escolas estão fechando e professores excedentes estão à mercê da Secretaria para serem enviados para onde for preciso.Talvez daqui um ano não teremos mais concurso se a categoria e esses concursados não se unirem para defenderem uma escola pública de qualidade.
A nossa guerreira da planície a professora Graciete já percebeu o caos sendo instalado.Agora gostaria de saber como a chapa 5 vencedora das eleições do SEPE se pronunciará sobre o asssunto e também a vereadora Odisséia e os outros vereadores se manifestarão.Quem sabe se unirmos as forças evitaremos o caos e até descobriremos onde foi parar o dinheiro do FUNDEB.

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