sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010 - Santa Maria ,SAMBA , ALEGRIA , FANTASIA....

Abrindo meu espaço de blogueira à cultura local ।Recebi ,um e-maill de Miguel ângelo Neves,minhoca dessa Terra,professor não atuante,artista e produtor de eventos ,que não poderia deixar de publicá-lo .

Com a palavra ,quem entende do assunto....


Em meio a uma História obscura e carregada de interrogações , o Carnaval de Rua em Santa Maria sobrevive à 38 anos com muita garra , criatividade e samba no pé .
O verdadeiro Carnaval-Show nessa Cidade este ano ( como em todos os outros ) ficou mais um vez por conta do Desfile dos Blocos locais ( Bloco do Boi , Bloco das Piranhas e Mascarados ).
Com uma Cultura local riquíssima essa comunidade , ainda desconhecida aos olhos de nossos governantes ( atuais e anteriores ) , tem ainda muito a mostrar . Sobrevivemos ao processo de aculturação sem nenhum apoio do poder público ou sociedades privadas .
Uma comunidade que clama por Socorro e Atenção fazendo Arte através de seus membros , que driblam o descaso com que é tratada , com criatividade , bom humor e irreverência . Vamos sobrevivendo aos " Trancos e Barrancos " .
Nosso Carnaval de Rua é realizado com o esforço e apoio dos próprios Foliões da Cidade e Agregados .
Ouso sugerir a nossos governantes um Estudo mais aprofundado de nossa Cultura e com certeza um verdadeiro Tesouro será descoberto .
Nossos Princípios e Valores vão muito além de meros shows de " axé music " , ou bandas e fanfarras .
Santa Maria , abriga em seu Colo , Idosos , Jovens e Artistas que Clamam por Socorro .
Alegria , Alegria !!!
VIVA , SANTA MARIA !!!












































9 comentários:

nucleolenilsonchaves disse...

A cultura "de rua" sobrevive, apesar de relegada ao último plano.

Talvez essa seja a chave. Se houvesse participação dirigista da municipalidade, já teria se transformado em uma aberração.

Anônimo disse...

Hoje foi nomeada a Sra Ana Lucia Sanguedo Boynard no gabinete da Prefeita DAS-1.

Já que a Sra. Ana Lúcia Boynard foi nomeada, o irmão dela o Sr. Carlinhos Boynard vai ter que sair da Fundação de Esportes, pois ele ocupa a função de DAS e por isso se encaixa na súmula vinculante nº 13 de NEPOTISMO.

NEPOTISMO esse que já tirou vários DAS do Governo Municipal.

E também essa mesma família acontece um caso de NEPOTISMO na mesma secretaria, o Sr. Boynard empregou a sua esposa a Sra. Marilza, na função de Professora da Secretaria de Esportes.

Então vamos ficar de olho nessa família...

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Amiga.

A cultura verdadeira sobrevive
apesar do massacre da mídia,
que nos impõe programas, músicas, e tantas coisas sem sentido,
feitos por pessoas sem sentido,
que falam coisas sem sentido.

Feliz dia da mulher.
Para mim este dia dura o ano todo.

Edison Correa da Rocha disse...

Meus parabéns Miguel. Assim é que se demonstra verdadeiro amor pela terra natal.Pessoas como voce,Hilda Helena e o Paulo Rocha Jr ,que tem coragem de por a cara para bater,coragem de mostrar o que esta errado e sugerir soluções para dias melhores,festas melhores,carnavais melhores e escreva o que vou dizer: Dias melhores virão,não só para Santa Maria, mas para toda a região. Professia de alguém ,que embora distante,ama demais esta terra sagrada.

Anônimo disse...

As manifestações culturais de uma comunidade expressam os seus mais genuínos valores.

Professora Hilda.
Sou também um professor (mineiro), com formação em Ciências Biológicas e Química. Temos um espaço dedicado à causa ambiental/humanística; o VERDE VIDA. Postamos imagens ricas e textos simples.

Felicidades em sua jornada!

Colar de Pérolas disse...

Novidade na blogosfera, vale a pena conhecer:http://lukesi-colardeperolas.blogspot.com/

Anônimo disse...

No dia 27 de abril, está programado um grande ato em frente à Câmara Municipal de Campos, às 9:00 horas, a fim de cobrar dos membros da casa legislativa ações que intercedam pela prorrogação do concurso da Educação de 2008, diante das necessidades já apontadas de aumento na quadro efetivo de funcionários desta área.

Valdecy Alves disse...

Olá. Leia matéria sobre a audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza, onde se debateu sobre a violação ao piso dos professores pelo Município de Fortaleza e estratégias de luta. A matéria é um resumo do ocorrido, bem como um resumo da minha fala como advogado do SINDIUTE. seguida de encaminhamentos. A LUTA ESTÁ A TODO VAPOR EM TODO O PAÍS! O piso será aquele que a QUALIDADE DA LUTA IMPUSER

CorujinhaRN disse...

Gostei, muito interessante!!!

visite-me:

http://pedagogiarn.blogspot.com