quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Educação na Coréia do Sul

Essa eu amei, da professora Monica do blog ensianar projeto de Vida:


Os melhores alunos do mundo. Não são superdotados. Deram a sorte de estar na melhor escola do país que tem o melhor ensino básico do planeta.
Veja o que faz diferença:Na sala de aula, tudo o que é preciso para educar com motivação.
São oito horas por dia na escola. Estressante? Não, é divertido, dizem eles.
Todos têm notas acima de oito. O segredo é nunca permitir que o aluno passe um dia sem entender a lição, diz a professora, que ganha o equivalente a R$ 10,5 mil por mês.
É a média na Coréia, onde os professores precisam ter curso superior e são atualizados e avaliados a cada dois anos. Se o aluno não aprende, o professor é reprovado.
Tudo isso num país que nos anos 50 estava destruído por uma guerra civil que dividiu a Coréia ao meio, deixou um milhão de mortos e a maior parte da população na miséria. Um em cada três coreanos era analfabeto. Hoje, oito em cada dez chegam à universidade.
A virada começou com uma lei que tornou o ensino básico prioridade. Os recursos foram concentrados nos primeiros oito anos de estudo, tornados obrigatórios e gratuitos, como são até hoje. O ensino médio tem 50% de escolas privadas e as faculdades são todas pagas, mesmo as públicas.
Bons alunos têm bolsa de estudos e o governo incentiva pesquisas estratégicas.
O fato é que logo depois da reforma da Educação, a Economia da Coréia começou a crescer rápido, em média 9% ao ano durante mais de três décadas. E hoje, graças à multidão de cientistas que o país forma todos os anos, a Coréia está pronta para entrar no primeiro mundo, tendo como cartão de visitas uma incrível capacidade de inovação tecnológica. Desde a área de computação até na genética.
(Fonte: jornalnacional.globo.com)

6 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Olá, professora, Ilda! Voc~e já ouviu falar da Universidade das Nações? Esta Landa Cope é prsidente. Esta Universidade é da JOCUM- jovens com uma missão. Tem no Brasil.Mas a Mídia não divulga. Mais tarde vou postar sobre duas alunas brasileiras que tiraram primeiro lugar no Mestrado no Brasil. O MEC não reconhecia mas teve que reconhecer. Não tem como, pois são estudantes sérios e que levam tudo a sério. E isso é possivel para todos. Todos!

Mas cristãos genuínos são discriminados porque são um perigo para a o status quo, amada! Mas tudo está vindo a Luz! E muito mais coisas virão. De deixar muitos de queixos caídos. Isso é só o começo. Detalhe: São humilde, íntegros e verdadeiros

Papo Com Du disse...

Parabéns pelo nosso dia "O dia dos Professores q lutam e batalham por uma eduacação cada vez melhor"!!! Abração!!! meu blog é esportivo: http://eduardoalberton.blogspot.com

Unknown disse...

Parabéns pelo Dia do Mestre.

Anônimo disse...

Sou professora e me identifiquei com seu blog,simplesmente fantástico....
Um lindo dia
Bjssssssssssssssssssssss

xacal disse...

hilda, nem tudo são flores...

o maior índice de suicídios e outros distúrbios acometem estudantes dessa região...

se é verdade que e Educação de altíssimo nível, e altos investimentos geram ótimos resultados, também fica claro que produz um modelo e um ambiente de competição e exigência acirrada que sufoca as famílias e, conseqüentemente, seus filhos, que desesperados, escolhem a morte a continuar a carregar tal peso...

é uma pista para que evitemos analogias e comparações...temos que aproveitar o que há de melhor nesses processos, mas sempre, submetê-los às nossas condições...

um abraço

Anônimo disse...

CERTA VEZ ESCUTEI UMA PROFESSORA DIZER EM SALA DE AULA:

“VOCÊS FINGEM QUE APRENDE E EU FINJO QUE ENSINO"... NA HORA EU CRITIQUEI, MAS HOJE EU A ADMIRO PELA SUA SINCERIDADE, POIS, É MELHOR TER PROFESSORES QUE FIGEM DO QUE TER PROFESSORES TOTALMENTE SOBRECARREGADOS QUE NÃO SABEM NEM FINGIR E ACHAM QUE DÃO AULA.

O PROBLEMA É QUE NO BRASIL OS PROFESSORES PARA SOBREVIVER TEM QUE SE MATAR PARA DAR AULA E ACABA DEIXANDO A DESEJAR O SEU PAPEL PRINCIPAL QUE É O ENSINO DE QUALIDADE. E OS PREJUDICADOS SOMOS NÓS.

SEMPRE ESCULTEI NA FACULDADE QUE ADVOGADO "CLÍNICO GERAL" É UMA FURADA, MAS OS NOSSOS PROFESSORES SÃO MAIS DO QUE CLÍNICOS SÃO VERDADEIROS “BOMBRIL’’ SABEM 1001 DISCIPLINA”... EM BREVE TEREMOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DANDO AULA DE TRIBUTÁRIO. ACHO QUE TEM TUDO A VER.