sábado, 25 de abril de 2009

O SEPE encontra-se em pleno processo de eleições internas para definir seus novos dirigentes ...


Desde que iniciei este espaço, uma das minhas maiores expectativas como professora da rede municipal de Educação sempre foi a de querer contribuir de alguma forma para a melhoria da qualidade da Educação Pública.
Desde janeiro lancei aqui neste blog a campanha : "Direta já para diretores de Escola" ...desde então muitos blogueiros campistas vêm aderindo a campanha e ajudando no debate .

A questão da democratização nas escolas públicas foi um dos motivos pelo qual procurei o SEPE ,pois entre outros itens que envolvia a Educação era essa uma de suas bandeiras...Esta é, a propósito, uma das reivindicações mais antigas do SEPE em toda sua base de atuação.

Muito bem,eu não poderia deixar de usar este espaço para dizer que eu resolvi compor com mais 26 candidatos a chapa UNIDADE NA LUTA que concorre nas próximas eleições à direção do núcleo Campos do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, a se realizar entre os dias 16 e 19 de junho.

Sinceramente, sei que o SEPE Campos recebeu duras críticas em relação à sua direção,mas entendo até onde sei que cada diretor responde apenas por 10% da responsabilidade, já que a direção é "colegiada e proporcional". Se o objetivo é apenas uma crítica democrática ao SEPE Campos, não posso responder pelo universo da direção, mas posso fazer algumas considerações:

De fato, o contato do sindicato com a base da rede municipal não foi o adequado até aqui.Muitos dos profissionais do município não somam a esta luta por isso mesmo resovi entrar nua chapa onde mais da metade pertence a rede municipal pois entendo que as 247 unidades não é tarefa simples para um conjunto de 10 diretores, num núcleo que não dispõe de carro próprio; que são apenas 3 licenças sindicais na rede municipal para cumprir tal tarefa , e como blogueira pertencendo aos quadros desta rede, acredito ser minha função prioritária acompanhar a rede municipal, o que contudo não me desobriga de responsabilidades para com a base estadual e sei também do parecer da Justiça que credencia o SEPE como representante da categoria municipal dando a este possibilidades de diálogo com o governo.

A responsabilidade do sindicato é se colocar a disposição da categoria e promover a luta por suas demandas quando estas são apresentadas.Na questão da gestão democrática e por tabela da eleição para diretores,é preciso que o conjunto dos profissionais da educação do município reconheça essa reivindicação como necessária e se some nesta luta.Na história da educação do município como em todo o Brasil,nunca aconteceu de conquista sem mobilização,portanto vamos a luta!

Creio que democracia interna das instituições seja mais saudável...É fácil rejeitar grupos partidários, sindicais, associativos onde a vontade do diretor seja a última e única palavra...Sei que esta Democracia interna pode produzir erros de avaliação, tática e estratégia eleitorais...pois não acredito que a democracia é um sistema perfeito e imaculado...Eu posso até errar ...mas prefiro errar do que obedecer aos caprichos do Governo Rosinha.


Eu não tenho experiência em luta sindical,percebo que existe a possibilidade das decisões serem tomadas a partir das discussões e votações, onde prevaleça a decisão majoritária, e sei que daí também surgirão os grupos e tendências internas...Eu no entanto procurei me associar aos semelhantes para exercer relações políticas e o que espero é que o fato de serem cutistas ou petistas..não atrapalhe as manifestações em prol das lutas dos trabalhadores...não quero ficar acorrentada em defesa de "correntes" e não posso deixar que políticas-partidárias ganhem importância maior que a luta pelos direitos dos servidores.Eu não quero deixar de enxergar além destas tendências e facções e o que desejo é ajudar a romper com laços nefastos que atam a conquista dos direitos dos profissionais de ensino da rede municipal e também espero que o grupo não faça corpo mole frente a necessidade de unificar a luta pelos direitos da categoria e espero que as conquistas sejam da categoria e não da chapa...
Depois voltarei com mais novidades....

8 comentários:

Anônimo disse...

Hilda Helena,

Gostei muito da notícia postada em seu blog hoje, anunciando que você comporá uma das chapas que irá concorrer à Direção do Núcleo do SEPE em Campos.
Tenho acompanhado o debate que você vem propondo pela democratização da Educação e portanto é louvável a sua iniciativa em participar do Sindicato e contribuir para que os demais professores entrem em cena. Apesar de não ser da rede, também sou professora.
Parabéns e sucesso nas eleições!
Ana Maria

Hilda Helena Raymundo Dias disse...

Obrigada Ana Maria!
É prá lá de bom receber uma palavra positiva!!!Valeu pela força!!!!

Dignidade disse...

Hilda, parabéns pela matéria.
Não pertenço à categoria, mas tento ficar à par de tudo que acontece na educação, principalmente a de Campos.
A categoria precisa de mais representatividade sindical nas unidades, para que o sindicato se fortaleça. O que vemos até o momento são profissionais da educação descrentes de seus representantes na luta pelos direitos de suas funções.
Essa gestão da SMEC já mostrou para que veio, desrespeitando tudo e todos.
Além da gestão democrática nas unidades, o que mais incomoda a categoria em minhas conversas com alguns profissionais da educação que conheço,é a forma de ditadura imposta pela SMEC e a maneira que estão sendo conduzidas a solução para acabarem com as cârencias.
O aumento de discentes para cada docentes inviabiliza o desenvolvimento pedagógico, sobregarregando e desmotivando os docentes.
O maior desafio ao meu ver para a nova diretoria do SEPE é conquistar e unir a categoria e buscar apoio da comunidade escolar, qdo isso acontecer as reivindicações impostas, virão rapidamente em prol da categoria e comunidade escolar.
Parabéns e não desamine com as adversidades que encontrará no percurso.
Meu blog está na luta e a disposição para publicações se assim achar necessário.
abraços............

PROFª LUCIANA disse...

Olha, experiência conta muito, mas boa vontade conta muito mais. Vamos analisar a atual equipe de governo, mais precisamente a equipe que "administra" a educação de Campos. Sei que o SEPE tem uma finalidade diferente de uma administração municipal, mas cabe aqui, ao meu ver, uma leve comparação. Política a gente faz sempre, na vida, ninguém está à margem disso, embora nem todos percebam; mas temos governantes com experiência vasta, na educação, particurlamente, temos alguém à frente com um currículo louvável! No entanto, a prática está longe de corresponder o que a maioria, a grande maioria esperava. O que quero dizer é que, experiência por sí só não conta, boa vontade e determinação eu sei que você tem, também que sei que você escolheu estar ao lado de pessoas como você. Então vamos em frente!!!
Parabéns pela iniciativa.

xacal disse...

Parabéns, Hilda...independente da posição assumida por você, o fundamental é que tenha adotado uma postura definida nesse processo eleitoral que interessa a todo nós que queremos uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade...

Um abraço...

Hilda Helena Raymundo Dias disse...

Dignidade:
Obrigada pelo apoio!
Tenho acompanhado seu blog e admiro muito sua luta para o bem geral da categoria!
No SEPE não temos uma grande representatividade da rede municipal,mas creio que a situação vai melhorar,por isto me dispus a entrar nesta luta!Apenas os filiados até o dia 17/04 poderão participar desta eleição.
Mas a luta já teve início,temos uma Mobilização no dia 08/05 para dizer que queremos a "Eleição para diretores das escolas minicipais" e em seguida um seminário sobre Gestão.
Essa eleição não vai atrapalhar em nada as medidas que foram aprovadas em Assembleia...pois a luta não pode parar...
Amado Xacal:
Sua opinião é por demais preciosa,pois foi nos debates na blogosfera que percebi que precisava tomar uma posição mais definida para poder contribuir de forma mais atuante para a tão utópica Educação Pública de qualidade!
Um abração!

Anônimo disse...

Professora Hilda, parabéns pela iniciativa pois nosso município precisa de novas lideranças, principalmente as advindas da área da educação. Boa sorte nas eleições do SEPE e na bela mobilização pela necessária democratização do ensino público em nosso município! Você é uma das pessoas que luta por uma Campos dos Goytacazes melhor, parabéns!

Hilda Helena Raymundo Dias disse...

Obrigada advogado querido!Sua palavra ameniza mais a minha luta!