domingo, 18 de janeiro de 2009

A escola pública vai mal e a culpa é dos professores?



No último mês o debate sobre as diretas já para diretor de escolas trouxe muitos comentários na globosfera campista ,uns surpreenderam ...Muitos acreditam como eu que para moralizar a administração publica municipal, nada mais justo começar com as eleições diretas para diretores de escolas do município.

Tão revoltante quanto a afirmação do Sr Avelino foi a sabedoria do Xacal para tratar o assunto Confira aqui:A TroLhA: Democracia é quando eles mandam, e todos obedecem...

Nesta mesma postagem li um comentário anônimo desqualificando os professores que me chamou a atenção,"infelizmente no caso de eleições para diretores, só concordo com uma lista tríplice para a escolha final pelo prefeito. Para evitar privilégios entre os professores, pois alguns não gostam de trabalhar."

Comentários como este coloca o magistério mais para baixo do que está.
Impressionante é a mídia servil concordar e alardear que a escola pública do nosso município vai mal e isto por culpa dos professores. Mentira.

A comunidade precisa compreender que estas campanhas serradas contra a escola pública e contra os professores têm, como única finalidade, desacreditar o ensino público para que mais pais procurem a escola privada e o Estado se livre da responsabilidade com educação. Nada contra o ensino privado, estou defendendo o público.

Percebi que alguns com prepotência, afirmam que a escolha democrática de nosssos representantes faria das Instituições um fracasso.Mas daí a questionar os trabalhadores de educação ???

"Precisamos todos nós, educadores, pais, alunos, toda a comunidade nos unir e salvar a educação dos ataques que usa todos os meios para desqualificar os educadores, apenas para satisfazer exigências impostas para o empréstimo. Mas o déficit não é zero?O empréstimo não precisará ser pago? Falta de educação é mentir, enganar, ludibriar a sociedade, convencê-la que os educadores precisam ser “comprados” com prêmios para trabalharem melhor. Nem precisarão estudar, basta transmitir os conhecimentos exigidos pela SMEC. É a desumanizarão total da educação. É a confecção de parafusos".

Será o fracasso total da escola pública se o governo conseguir seu intento. Somos falhos, mas somos também educadores, por isso somos contra a nomeação de diretores. Não somos de baixo, nem de cima, somos juntos com a comunidade e queremos a melhor educação para seus filhos, enquanto o governo só quer economizar para satisfazer exigências do Banco mundial, prejudicando milhares de estudante e educadores. Precisamos estar unidos e mobilizados. Estragos irreparáveis já foram feitos por esse governo, mas podemos impedir outros. Lutemos juntos pelo educando, pelo educador, pela educação.

7 comentários:

xacal disse...

Não é uma ótima idéia...? confesse professora...

veja bem:

criam os paradigmas da educação, decidem tudo à revelia dos profissionais envolvidos, decidem como, quando e onde gastar os recursos, submetem os professores a condições draconianas de trabalho, e pronto...

se tudo fracassar, junte-se a mídia manipuladora, arranje mais alguns idiotas "especialistas" em repercutir frases feitas e do senso comum, e voi-lá: a culpa é dos professores...

auto-gestão...?nunca, esses incompetentes não saberiam gerir seus próprios destinos, muito menos se estiverem juntos com a comunidade...

agora pergunto: por que os CEFETS(ou IFFs)e as universidades públicas desse país são as melhores instituições de ensino à disposição do público...? lá existe eleição para diretores e reitores, há autonomia...?será mera coincidência...?

com a palavra: os idiotas...

Maycon Bezerra disse...

Olá professora, gostaria de te parabenizar pelo blog. Além de muito bem feito ataca de frente as principais questões da crise educacional contemporânea. Como professor, apaixonado pela causa educacional, que sou,me declaro em solidariedade militante com você. Conte com minha solidariedade e apoio. Diretas Já! Com certeza!

Um abraço!

Cris Michelon disse...

Pofe Hilda, cheguei aqui ao acaso, gostei e tomei a liberdade de segui-lo.
Parabéns pelo blog Lindo
um abraço carinhoso

Hilda Helena Raymundo Dias disse...

Amado xacal:Alegria é total quando você aparece por aqui,pois sempre seu posicionamento traz vida e esperança para a crise educacional!

Maycon Bezerra:Fiquei feliz de verdade com sua solidariedade e apoio para as diretas já!
Há tempo tenho acompanhado seu blog e a sua iniciativa em apoiar a campanha e a sua presença por aqui com certeza trouxe mais força para o debate!Obrigada pelo carinho!
Um abraço!

Cris:Que bom que apareceu por aqui!Volte sempre!!!Um abraço!

Anônimo disse...

Tem um selo pra vc no meu blog.
Passa lá!

Bjs!

Danni

Ƭ. disse...

olá!
Tem selo do Pinel & Juqueri pra vc no meu blog!

Abç,
:)

Unknown disse...

Olá professora Hilda,
Sou Bruna, trabalho na Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor.
Parabéns pelo blog!
Estou passadando para deixar uma dica. Já conhece o site da Zahar (www.zahar.com.br)? Lá você pode encontrar novidades, conhecer os lançamentos da editora, ler sinopse dos livros e, como é professor, você pode fazer um cadastro exclusivo, que te dá desconto na compra de livros e facilidades na entrega. O que acha?
Voltarei mais vezes!
Abraços!