domingo, 22 de março de 2009

Um minuto...O que você acha ?



Ao ser humano é dada a missão de fundar uma
concordância intrínseca entre ambas as suas
naturezas (sensível e racional), de ser sempre um
todo harmonioso e de atuar empenhando toda a
sua humanidade de plena voz. Mas essa beleza de
caráter, sendo o fruto mais maduro de sua
humanidade, constitui apenas uma idéia da qual
ele pode tentar aproximar-se, mas que nunca pode
alcançar totalmente apesar de todo o esforço.
(Friedrich Schiller)

Palpite da blogueira:
Relacionar este texto com Educação é um grande desafio, ainda mais sabendo o quão polissêmico é esse termo, podendo ser visto de diferentes maneiras, em diversos contextos.

Se eu pensar em políticas públicas em educação e Friedrich Schiller seria uma tarefa desafiadora, principalmente quando observo a proposta governamental da dimensão que é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

Analisando esse plano descubro que ele surgiu em meio a um contexto mundial e brasileiro de questionamentos da racionalidade como uma redentora da humanidade e ao mesmo tempo apresenta-se como um contexto de expansão da chamada política neoliberal, que diverge da atuação do Estado na esfera dos benefícios sociais.

As diferentes interpretações formuladas acerca da atuação da sociedade civil, e a dúvida se há condições na realidade das políticas públicas no Brasil de haver a ação comunicativa, elaborada , ou pelo menos se temos tido possibilidade de perceber tais políticas como ações estratégicas nas disputas pelo poder.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só para lembrar aos (as) leitores (as) do blog que a assembléia do SEPE será dia 06 /04, no sindicato dos bancários, às 17:OO, para os (as) profissionais da rede municipal.

Valdemir Reis disse...

Olá estou visitando, parabéns. Belo trabalho, gostei do post. Nos encontraremos sempre por aqui. Sucesso, brilho e fique com Deus.
Valdemir Reis