sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Professores : A luta pela direta já de diretores de escola não está perdida!



Confesso que o tal "decreto que é inconstitucional" me deixou realmente desanimada e frustada e após o Soprador de Vidro voltar com o assunto de vento em polpa da direta já para diretores das escolas quem apareceu por aqui e trouxe esperança foi o Fábio Siqueira à quem devo desculpas por ter atribuído-lhe o cargo de presidente do SEPE (O qual nem mais existe),esclareço que o mesmo é um dos 11 diretoes que compõe uma direção colegiada do sindicato.

Aproveito o comentário do próprio Fábio Siqueira para trazer esperança :

"Não há motivo ainda para esmorecimento apesar de certa frustração.
A tradição das conquistas de gestão democrática se dá na luta. Devemos insistir e buscar uma ampla mobilização"

O que proponho aqui nesta postagem é divulgar o SEPE pois "ele está à disposição da categoria para investir nesta campanha/mobilização.
A proposta está há anos no SEPE em "pauta de reivindicações e permanecerá colocada
. Eles vão "tratar desse assunto com a Secretária Auxiliadora Freitas "tão logo conseguirem " uma audiência e cobrará a gestão democrática nas escolas.

A luta está apenas no começo!"


Por outro lado agora esse espaço convoca todos os professores municipais em Campos dos Goytacazes a pensar seriamente em filiarem-se ao SEPE(O que farei na 1ª oportunidade )pois este já demonstrou competentência para representar a categoria da rede municipal em suas demandas. Em especial questões justas e simbólicas como a gestão democrática das escolas.

Vampos ver neste Decreto uma oportunidade de fazer um acontecimento formidável,a classe dos professores tem que ocupar seu lugar na vanguarda de luta e o SEPE já demonstrou que está aberto a isso!

Vamos então travar uma dura batalha em defesa da educação pública e de seus direitos democráticos e de um futuro que valha a pena ser vivido.

É preciso rever conceitos e se envolver de alguma forma com um Sindicato que como o SEPE tem histórias nas lutas pela Educação.

Se nada impede o SEPE a representar a categoria da rede municipal então não temos motivos para hesitar!

Como disse Fábio Siqueira "na questão específica da campanha pela eleição direta para diretores de escolas o SEPE já tem posição oficial sobre isso e consta na pauta de reivindicações já encaminhada à Prefeita e a seus auxiliares."

Para quem não quer peder tempo eis aí o edereço do SEPE em Campos dos Goytacazes:

Corrigindo o endereço do SEPE

O endereço do SEPE mudou para: Praça São Salvador,nº41, sala 701 Edifício Ninho das Águias. Tels: 27345883 e 27352406.
A documentação necessária para filiação é o contracheque atual (ou mais recente).

8 comentários:

Anônimo disse...

HILDA,
Teria como voce informar o que é necessário para se filiar ao SEPE.Documentação ...
Obrigada

Anônimo disse...

Cara professora Hilda Helena, nesse momento não sou a favor das eleições para diretores de escolas, prefiro mais uma mudança radical, caras novas. Me entenda porque: existe hoje dentro da educação do nosso município, o que eu chamo de vício, funcionários viciados em ganhar tudo através do jeitinho, diretores que dão jeitinho pra tudo e nesse caso quem seriam os escolhidos dentro dessa eleição, aqueles com os quais já estamos acostumados, aquele que dá sempre o jeitinho quando precisamos chegar mais tarde, sair mais cedo, faltar ao RET, juntar as turmas para que a outra professora tenha um dia de folga, etc...Isso acontece e tenho certeza que não é só na minha unidade.Então meu bem na minha unidade quando se ouviram falar em eleições, logo se começou uma campanha em favor da nossa diretora, afinal ela é desse tipo, não consegue ficar uma hora dentro da unidade, dá jeitinho para tudo, tem como grandes amigas uma professora que é OP e uma vez por semana precisa trabalhar na outra escola o dia inteiro, então nesse dia a turma dela é colocada junto com outra, que diga-se de passagem é de outro nível e então essa professora ganha um dia de folga por ter ficado com duas turmas. UMa outra professora é muito amiguinha dela também por que trabalha em outra escola distante e todos os dias tem que chegar um pouquinho atrasada. E temos também outras três muito amiguinha dela, pois podem faltar ao RET( o RET não dá direito a atestados, folgas, etc) no dia do pagamento ou no dia da folga mensal ou quando precisam resolver problemas particulares. Então, entre umas dez candidatas, quem você acha que seria a escolhida? E não me venha dizer que a minha unidade é excessão. Faça uma pesquisa!!
Hoje pessoas não seriam escolhidas por sua competência profissional, mas sua maneira especial de dar o famoso jeitinho!! Pense Nisso!!

Carlos Ferreira disse...

Prezada Professora,

Conversando com um amigo, que tem negócios em Campos, ele me disse que há na cidade um movimento para dividir a cidade de Campos em duas, o lado direito do Rio Paraíba continuaria sendo Campos dos Goytacazes, o lado esquerdo, Guarus e ainda seria criado o município de Santo Eduardo.
O que o você sabe sobre isso?
Essa informação procede?
Qual o seu posicionamento?
Essa divisão é boa ou ruim. Ele disse ainda, que o Garotinho seria o primeiro prefeito do município de Guarus.
Morei e estudei em Pádua durante cinco anos (de 79 a 84) e naquela oportunidade o Estado do Rio possuia 64 municípios. Hoje está próximo de 100.

Abs,
Carlos Ferreira
Radialista
Juiz de Fora-MG
www.carlosferreirajf.blogspot.com
www.radiomineira.blogspot.com

Unknown disse...

Lá como cá.. a luta dos professores é igual...

Anônimo disse...

Querida Hilda,
O endereço do SEPE mudou para: Praça São Salvador,nº41, sala 701 Edifício Ninho das Águias. Tels: 27345883 e 27352406.
A documentação necessária para filiação é o contracheque atual (ou mais recente).
Quanto ao comentário do 2ºanônimo, se em algumas escolas tais práticas existem é justamente pela falta de democracia, participação na construção do projeto político pedagógico,que dára as diretrizes de cada escola com suas especificidades e adequações, bem como a valorização do profissional
que eleminará a prática do protecionismo.
Abraços e continuemos na luta!
Norma

Anônimo disse...

correção: dará
Norma

Hilda Helena Raymundo Dias disse...

Ao anônimo das 18:18
Faço das palavras da professora Monica respondida para você lá na postagem do Xacal as minhas:
"Eu só lamento! Que cara nova vc está vendo querida(o)? O dono do curral é o mesmo. Já que vc vê tantas coisas erradas em sua escola, que também vejo na minha, candidate-se ao cargo de direção. Lute para que isso mude, levante a bandeira de sua classe, honre seu nome de educador(a)!!!"

Hilda Helena Raymundo Dias disse...

Caro colega Carlos:

Eu realmente não sei desse movimento em dividir Campos,creio que isto não procede...
Moro próximo a Santo Eduardo e nunca ouvi dizer que santo Eduardo passaria a ser município..Há anos atrás quando Italva emancipou-se ocorreram reuniões para juntar os distritos vizinhos para formar um Município,mas a idéia não vingou e o movimento nem sequer tomou forma...

Bento:
Quanta alegria vêlo por aqui!!!Continuo na luta como diz a professora Monica:"Já entendi que a eleição para Diretores não intessa ao nosso governo, afinal quem eles vão obrigar a fazer suas campanhas nas próximas eleições? Mas de uma coisa estou convicta: Não desisto nunca!!! Continuo, mais do que nunca, na luta pelas eleições diretas para diretores nas escolas municipais de Campos dos Goytacazes!!!"
Um abração!

Norminha querida:Já corrigi o endereço!Beijoca!!!

Ao anônimo das 17:28,A Norma já respondeu!Prazer recebê-la por aqui!