domingo, 29 de março de 2009

Gestão Democrática e o Projeto Político Pedagógico



Falar em gestão democrática é associá-la ao projeto de escola, de educação e de sociedade. Antes de tudo é uma opção estratégica relacionada com o projeto social no qual a escola e a educação estão inseridas.

Se o ensino é um serviço público, está associado ao principio da democracia, que se consubstancia no caráter público e gratuito da educação, na inserção social e na intervenção organizada da comunidade escolar. Ficando evidente de que se a gestão pública inclui participação dos envolvidos na educação escolar, supõe a transparência de processos e de atos, ou então ela não é pública.

Para nós educadores a gestão democrática é mais do que a exigência de transparência, de Impessoalidade e moralidade. Ela expressa tanto a vontade de participação que tem se revelado na sociedade civil ao conseguir se organizar, de forma autônoma, quanto o empenho em reverter à tradição que confunde os espaços públicos com os privados.

Por isso, a importância da participação dos trabalhadores da educação e da comunidade escolar no seio de cada escola, especialmente no espaço de decisão que temos instituído que são os colegiados escolares. Instância esta que tem por principio levantar onde os problemas da escola, discuti-los e respeitar as decisões tomadas pelos trabalhadores da educação e pela comunidade escolar.

A gestão democrática se fundamenta na constituição de um espaço público de direito, que deve garantir a ocupação de novos espaços até agora dominados por organização de tipo hierárquico ou burocrático. Pois ao mesmo tempo em que a sociedade se democratiza, faz-se necessário que as instituições que a compõem passem pelo mesmo processo. E a escola é uma dessas instituições a ser ocupada e um elemento importante para o fortalecimento da sociedade civil e o exercício da cidadania.

5 comentários:

Anônimo disse...

oi, querida
!

como sempre se superando
!

a escola é fonte de informação e conhecimento, para tal,
devemos preservar ao máximo tudo que caminhar neste sentido.


bjus

Anônimo disse...

Quero fazer uma denúncia, que tem sido pertinente quase que diariamente. O caso se refere a uma assessora da prefeita Rosinha Garotinho, chamada Linda Mara, que de linda não tem nada! Diversas pessoas já expuseram suas opiniões contra esta senhora, umas mais desafetuosas e outras mais depressivas. Mas desta vez, eu fui a vítima.
Na sexta-feira, dia 27 de março, eu trabalhei normalmente na Secretaria de Saúde, sou advogada e exerço minha formação com orgulho. No final da tarde, como faço diariamente fui embora após um dia exaustivo de trabalho, que para minha surpresa soube por telefone que LindaMara esteve na Secretaria e solicitou minha demissão.
Concordo plenamente que emprego público é através de concurso, mas trabalho desde 1999 neste setor referido, e porque esta perseguição ter nome e sobrenome. Pois segundo a minha chefia, pediram pra retirar pessoas que eles achavam que eram partidárias. O que não é o caso de nenhuma das 3 advogadas demitidas. Temos nosso trabalho, nossas famílias, nossos filhos, nossos escritórios e não temos tempo pra politicagens.
Se me demitisse por qualquer outro motivo, talvez aceitasse. Se o meu Secretário Paulo Hirano solicitasse minha demissão ... eu aceitaria. Mas quem é Linda Mara? Qual respaldo essa senhora atribui? Essa signatária seria demitida sem preceitos?
São várias indagações que não me calam? Aí vi um desabafo da sra. Márcia, que deu até um telefone que foi mandada embora pela irmã da acusada, de nome Dinalva.
POR ESTE MOTIVO: COMPREI ESTA BRIGA!!!
Agora nós vamos ver quem ganha, vamos ao Ministério Público, vamos à UNIÃO... vamos a quem for de direito. E queremos saber, se elas duas podem agir assim?
Quero saber se são secretárias ou ditadoras? Ou torturadoras? Consegui gravar um vídeo no meu celular que evidencia abuso de poder. Então VAMOS A LUTA! A vitória é garantida! Vamos agendar um horário no Ninho das Águias e depois vamos protestar na praça São Salvador, vamos para frente da casa da Prefeita e vamos requerer nossos direitos.
Vamos aos Sindicatos, vamos as esferas governamentais e vamos fazer valer a LEI. Se a gente não pode mais trabalhar, essas senhoras também não! Denuncie! Não tenha medo! Um abraço do “ MOVIMENTO DEMÓCRÁTICO DE APOIO AS VÍTIMAS DE TORTURADORAS DA PMGG- MODEAV” . Cristiane

Anônimo disse...

Que absurdo!!!!
Será que Rosinha sabe disso?
Essa prefeitura cada vez mais me decepcionando.
Hoje vi no jornal Fátima Castro revoltadíssima sem verbas Casa dos Aidéticos.
Até quando?????? Será solução dos problemas.
Eu pensei que o governo de Rosinha seria mais fácil, mais honesto mas continua a mesma coisa, nada mudou.

Anônimo disse...

tambem sou vítima das bruxas linda ou melhor feia mara

Anônimo disse...

oi meu nome é paulo sou do municipios de tabocas do brejo velho-bahia .eu estou aqui para fala das delvios dos dinheiros dos cofres da prefeituras da minha cidade detabocas do b- v-.todos este delvios acontecer no 8 anos dos seu mandatos de 2001 até 2008 do candidatos do ex- prefeitos gilmar ribeiro da silva, que esta ricos é milhonarios com os delvios dos dinheiro publico federas da bahia.este fatos foram denunciados ao ministérios publicos federas da bahia. mais nada foi resovildos . por que o ex- prefeitos gilmar ribeiro da silva sai da sua cidade para ir na capital de salvados bahia. atrás dos seu partido DEM para tapa as denuncias, que fica porisso mesmos.ele ex- prefeitos engarnas todas justiça da bahia porque ele nâo faz nada até agora .agora eu paulo pergunto cadê a justiça desse país. nos povos de tabocas precisamos de justiça para conbarte todas esta corruspçôes que nâo ainda nâo acabou. e o ex prefeitos gilmar ribeiro da silva continuar delvias o dinheiros da prefeituras com seu novo prefeitos eleitos 2008 pó comprar de votos JOSÉ CAVARCANTE DE ARAÚJO eleitos pó comprar de votos .tambêm foi denunciadfos ao forúm da cidade de serra dourada que todos fatos esta na mâo do juiz.que espera o resultados de todos de denuncias de comprar de votos.