quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A divulgação




O movimento Todos Pela Educação divulgou hoje o relatório de acompanhamento de suas 5 Metas (ver figura), com base nos resultados apurados em índices medidos em pesquisas e provas nacionais e regionais. O relatório mostra que a Educação no Brasil melhorou entre 1995 e 2007, principalmente no atendimento escolar, alfabetização das crianças e conclusão do Ensino Fundamental e Médio. Porém, o avanço não foi suficiente para atingir todas as metas intermediárias estipuladas. Língua Portuguesa ainda é um problema no Ensino Fundamental, enquanto Matemática é o calcanhar de Aquiles do Ensino Médio.

Que condições de trabalho estão sendo oferecidas se a democracia não existe nas escolas e a maioria dessas tem seus diretores nomeados por políticos que não estão nem um pouco interessados na qualidade da educação pública?

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha cara e estimada professora,
democratizar a educação, da forma como concebemos a palavra "democracia" significar contribuir para que o ser humano seja livre e responsável, tenha consciência do seu papel enquanto ser que vive em coletividade e com capacidade de intervir no sentido de ter melhor qualidade de vida.
As políticas educacionais protagonizadas ainda não interessa a políticos (as) populistas educar para a liberdade. Quanto mais alienados (as) mais subservientes o
ser se torna.
No município de Campos é vergonhosa
as políticas educacionais desenvolvidas. O que chamam de "congresso" nunca foi um congresso, onde disputam-se teses, propostas para construir um projeto político de um município com tantas características diversas... ultimamente virou palestras de auto ajuda...
O mesmo grupo continuará "dando as cartas",com resquício de conservadorismo piegas, com Auxiliadora.
Abraços esperançosos!

Anônimo disse...

correção (só releio depois que posto)
... ainda não interessam aos políticos...