domingo, 21 de dezembro de 2008

"Seleção de professores: caminho para a excelência"



Uma reportagem publicada pela revista americana New Yorker há alguns dias fala sobre seleção de profissionais para o exercício de determinadas profissões, como professor. 'Nos últimos anos, algumas áreas começaram a lutar contra esse problema, mas nenhuma com conseqüências sociais tão profundas quanto o magistério', escreve Malcolm Gladwell, o autor do texto.

Selecionar os melhores professores é um dos segredos dos sistemas de alto desempenho no mundo todo para alcançar uma Educação de qualidade. Cada vez mais pesquisas atestam a importância do professor na aprendizagem. Seu conhecimento e atuação em sala de aula são o que há de mais decisivo para o desempenho da turma.

Na Coréia do Sul, onde os professores são recrutados entre os 5% dos alunos de melhor desempenho no Ensino Médio, a receita para atrair os mais capacitados inclui possibilidade de aprimoramento profissional e de trabalhar em uma carreira valorizada socialmente.

Escolher bons profissionais é um dos desafios que o Brasil deve superar, pois a situação é bem diferente por aqui. 'Em nosso sistema educacional, boa parte dos professores vem dos 20% piores', diz Claudia Costin, vice-presidente da Fundação Victor Civita e futura secretária de educação municipal do Rio e Janeiro. Mas uma questão é fundamental: os professores precisam ser valorizados, afinal exercem uma função estratégica para o país."

Um comentário:

Renata Mofatti disse...

Tudo uma bola de neve e uma coisa liga à outra: sem motivação fica difícil desempenhar um papel com perfeição (ou pelo menos aceitável)... Muitos talentos são desperdiçados pela acomodação de nosso sistema de ensino! E como diz Rozineide Lima: “O professor continua sendo refém de sua profissão” !!!