quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Posicionamento de um educador


"Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutro, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo".

"Só desperta paixão de aprender, quem tem paixão de ensinar."

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

"É que a democracia, como qualquer sonho, não se faz com palavras desencarnadas, mas com reflexão e prática".


"Se a Educação pudesse falar, ela diria: Tenho que compreender quão limitada me obrigam a ser, dados os limites políticos que não me permitem ultrapassar".


Paulo Freire

3 comentários:

Dídimo Gusmão disse...

É isso ai companheira.Na marioria das vezes nós professores somos obrigados a nos calar diante de tanta hipocrisia, seja por parte de políticos ou até mesmo por parte de diretores autoritários.

Renata Mofatti disse...

Frases interessantes e que, se colocadas em prática alcançarão seus objetivos! Parabéns pela iniciativa... Neste blog o professor encontra um espaço diferenciado de tantos outros por aí.. Te add no orkut!

Hilda Helena Raymundo Dias disse...

Obrigada pela visita!Fique bem à vontade para comentar,dar sua opinião!!!!O espaço é seu!!!!