sábado, 29 de novembro de 2008

Democracia na escola!!!


A melhor maneira de exercer cidadania em sala de aula é partir para a ação.


Essa receita é muito boa ,traz vida!!!!E a cidadania não deixa de ser esta em abundância!

No dicionário ela parece uma receitinha simples: Qualidade ou estado de cidadão"...

Na boca de políticos , é ponunciada nem sempre de forma digna e com mais freqüência em épocas de eleições...

Na sala de aula, ainda não virou modismo,mas se fala nisso para dizer que fazem parte da "NOVA ESCOLA"...Quem quer ser considerado tradicional?

Quando pegamos uma receita para fazer seguimos as intruções para não corrermos o risco de estragar todos os ingredientes...então é melhor tentar garantir uma vida digna para alguns ;já que não podemos escolher nossos gestores,mesmo que como eu você tenha um "prefeito sem peito",a "estátua do José do patrocínio "tirada do lugar de costume....ESQUEÇA por um momento...Temos esperança:Vitor Menezes,Deeva,Xacal,"Os Outros" e tantos outros...


Esqueça qualquer tipo de preconceito... e mergulhe fundo nesse tema, não só por ser fascinante mas essencial para garantir uma vida melhor para nossos futuros campistas...

"Cidadania vem do latim civitas, cidade. O cidadão, porém, é mais do que apenas o habitante. É aquele que está interessado no que acontece em sua comunidade. Para alunos e professores, a cidade é a escola.

A cidadania do professor deve ter em vista não só as boas relações com os colegas, com a direção, com os funcionários pelo direito de ensinar, ou seja, formar cidadãos... Do ponto de vista do aluno, não deve ser apenas o direito de ir à escola mas esta começar a fazer sentido porque ele aprende.

Quando dermos oportunidades para nossos alunos lerem o próprio jornal que eles ajudarem a produzir,quando puderem ter uma rádio comunitária ... talvez não tenham consciência disso. Mas estarão exercitando sua cidadania ,usando instrumentos para fazer veículo de comunicação na localidade que atuam.

As crianças têm o direito de "nascerem socialmente" na escola.Não apenas,conhecendo as normas de convívio praticadas por todos mas aprendendo a questioná-las, caso não se revelem justas.

Não é fácil pôr em prática tudo isso, certo? Certo.

Não basta a nova Lei de Diretrizes e Bases, substituir a velha (e famigerada) Educação Moral e Cívica, usando os temas transversais: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo é preciso plantar princípios!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: