quinta-feira, 27 de novembro de 2008

JB Online :: TR- Desgase realiza seminário sobre medidas socioeducativas em Campos - 26/11/2008


JB Online
RIO - O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) realiza amanhã, quinta-feira, mais um Seminário de Mobilização para medidas socioeducativas em Meio Aberto, em Campos dos Goytacazes. Será o sétimo dos oito seminários programados pelo Degase, destinados a sensibilizar as prefeituras da região, e levá-las a serem executoras das medidas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade.
O encontro, que será aberto às 9h pelo diretor-geral do Degase, Eduardo Gameleiro, vai acontecer no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense, na Avenida Alberto Lamego, 2000, no bairro Parque Califórnia, em Campos dos Goytacazes.O encontro terá participação de representantes das prefeituras da região, juízes, promotores, defensores públicos, secretários de Educação e Ação Social e entidades vinculadas ao segmento socioeducativo.
O diretor do Degase, Eduardo Gameleiro, terá as companhias do juiz e promotor da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campos, Pedro Henrique Alves e José Luiz Batista, respectivamente, na mesa de trabalhos. Estarão representados no seminário os municípios da região Norte Fluminense.
A primeira discussão do dia, tal como ocorreu nos seis seminários anteriores – Macaé, Nova Friburgo, Volta Redonda, Barra Mansa e Nova Iguaçu e Niterói – terá como tema "Construção de um Modelo de Gestão Municipal das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto". O bloco terá o diretor do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Menor de Campos, Jaimar Carvalho, como moderador.
Logo após, acontece a segunda rodada de debates, com o tema "Política de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto: Experiências Municipais", que terá como expositores: Tânia Brasil de Menezes, assessora da Superintendência de Proteção Básica e Especial da Secretaria de Direitos Humanos e José Botelho, assistente social do Degase e diretor do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Menor de Nova Iguaçu. Esse bloco terá como moderador o diretor da Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire, Elionaldo Fernandes.
O encontro prosseguirá com cinco grupos discutindo, simultaneamente, a Agenda de Compromissos Socioeducativos. O próximo seminário será realizado em no Rio de Janeiro. Ao final do ciclo de encontros o Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, que vai editar cinco mil cartilhas com as conclusões obtidas, além de um modelo de proposta para municipalização de medidas em Meio Aberto.

Nenhum comentário: