terça-feira, 18 de novembro de 2008

Eles conquistaram o direito de ter um futuro.

Numa cerimônia marcada por muita emoção, 29 alunos da primeira turma do projeto "Aprendizes da Liberdade" receberam, nesta sexta-feira (14/11) seus certificados de qualificação nos cursos de Mecânica Automotiva e Eletromecânica de Motos. O projeto é uma parceria entre a Firjan, o RIOSOLIDÁRIO - presidido pela primeira-dama, Adriana Anselmo-, a Secretaria de Educação e Degase, por meio do Senai-RJ. Os formandos são jovens que cumpriram ou cumprem medidas sócio-educativas - atendidos pelo Degase.

Para a secretária de Educação, Tereza Porto, um ensino de excelência é indispensável para recuperar os adolescentes em conflito com a lei, oferecendo Educação Básica e cursos profissionalizantes, além de oficinas culturais.



- Entendemos que a única maneira de ressocializar esses jovens é oferecendo, além da Educação Básica, cursos profissionalizantes, adequados e de qualidade, e oficinas culturais.

A formatura começou com a entrada dos alunos, todos vestidos de terno e gravata, no auditório da Firjan na Tijuca. Os jovens foram aplaudidos pela platéia de pé, por vários minutos. Em seguida, foi exibido um vídeo sobre o curso que mostrava o dia-a-dia do jovem Luiz Fernando. Depois, o orador da turma, leu o seu discurso onde agradeceu a grande oportunidade oferecida aos estudantes, classificada por ele como a "luz do conhecimento", que os tornou profissionais.


A professora e madrinha da turma, Flávia Carvalho, lembrou que eles estavam vivendo um momento de sonho e desafio.

- Hoje eu acredito que podemos mudar a sociedade. Me orgulho de ter conhecido cada um de vocês - falou emocionada.


Em seguida, os meninos foram chamados para receberem os seus diplomas. A platéia, mais uma vez, aplaudiu entusiasmada. Sentado, o pai de um aluno, com os olhos cheios de lágrimas, comentou: "Ele só precisava de uma chance".

Um dos formandos, que sofreu um acidente de moto, fez questão de subir, com o auxílio de muletas, a escada que o levava até o palco. Ao chegar próximo a mesa onde estavam as autoridades, o governador Sérgio Cabral fez um gesto para que ele parasse, se levantou e caminhou até o menino - entregando-lhe o certificado.

Para o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, o projeto, iniciado no Rio de Janeiro, é replicável em todo o país e deve se expandir para todos os municípios do estado.

Nenhum comentário: