domingo, 30 de novembro de 2008

Escola da Ponte:Você matricularia seu filho numa escola assim?

.
AEscola da Ponte fica em Vila das Aves, a cerca de 30Km da cidade do Porto, em Portugal. Seu projeto educativo está disponível em (http://www.eb1-ponte-n1.rcts.pt/documen/projecto.pdf)


O educador Rubem Alves escreveu uma série de crônicas sobre a Escola da Ponte entre Maio e Junho de 2000 para o jornal Correio Popular de Campinas.Essas crônicas resultaram no livro "A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir", publicado pela Papirus Editora, e podem ser encontradas entre os textos e artigos do ProgramaESCOLA2000, da ESCOLA CONECTADA,do Instituto Ayrton Senna.

Na última das crônicas, Rubem Alves descreve a Escola da Ponte como "... um único espaço, partilhado por todos, sem separação por turmas, sem campainhas anunciando o fim de uma disciplina e o início da outra। A lição social: todos partilhamos de um mesmo mundo. Pequenos e grandes são companheiros numa mesma aventura. Todos se ajudam. Não há competição. Há cooperação. Ao ritmo da vida: os saberes da vida não seguem programas. É preciso ouvir os "miúdos", para saber o que eles sentem e pensam. É preciso ouvir os "graúdos", para saber o que eles sentem e pensam. São as crianças que estabelecem as regras de convivência: a necessidade do silêncio, do trabalho não perturbado, de se ouvir música enquanto trabalham. São as crianças que estabelecem os mecanismos para lidar com aqueles que se recusam a obedecer às regras. Pois o espaço da escola tem de ser como o espaço do jogo:o jogo, para ser divertido e fazer sentido, tem de ter regras. Já imaginaram um jogo de vôlei em que cada jogador pode fazer o que quiser? A vida social depende de que cada um abra mão da sua vontade, naquilo em que ela se choca com a vontade coletiva. E assim vão as crianças aprendendo as regras da convivência democrática, sem que elas constem de um programa…".

Você também pode participar do curso online "FAZER A PONTE!
Aquifolium Educacional

Nenhum comentário: