sábado, 15 de novembro de 2008
Repensando o planejamento escolar na PMCG
Como professora, as reuniões de planejamento me dão nos nervos, os professores pagam horas,são desrespeitados,se vão para dar aulas e os alunos não aparecem , são obrigados a permanecerem na unidade escolar participabdo de "fofoquinhas".Recebemos pelas 5:00 horas mas somos obrigados a cumprir um planejamento de 1 hora que ninguém planeja nada... Quando se desperdiça tempo com atividades inócuas, não é só o professor quem perde,mas o grande prejudicado é o aprendizado. Um ambiente de cooperação em que todos possam ouvir e ser ouvidos previne esse risco. Está em tempo da gente elaborar um olhar diferenciado para traçar as ações para o próximo ano.Há muito a discutir e decidir na jornada pedagógica de início de ano, tanto sobre as questões curriculares como sobre os procedimentos didáticos que fazem (ou não) os conteúdos ganharem sentido. O mais importante, portanto, é adequar ao tempo disponível aquilo que precisa ser resolvido. Isso vale para as atividades de todo ano letivo e para a própria jornada.Em qualquer caso, o melhor é priorizar as questões realmente importantes: o que, como e para quem ensinar. Cabe á nova secretaria romper com a dimensão instrumental do planejamento.Não existem métodos e estratégias aplicáveis para qualquer classe ou professor. São as vivências em sala de aula que vão regulando as ações."Como fundamento das discussões estão as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e da rede da qual a escola faz parte, além do projeto pedagógico da própria instituição de ensino.
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