segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Alunos da rede estadual vão ganhar notebooks.


Esclarecer o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado foi o objetivo da videoconferência realizada quarta-feira, dia 19, pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com Embratel. Durante a transmissão, o subsecretário de Gestão e Infra-estrutura, Júlio da Hora, anunciou um incentivo especial para os alunos da rede estadual: Os mil alunos mais bem colocados receberão um notebook de presente do Governo do Estado.
- Espero que isso sirva de estímulo e que todos empatem com a nota máxima, nos causando um enorme problema...
Os internautas enviaram perguntas pelo e-mail ie21@embratel.com.br, e também por fax e telefone. As perguntas que não puderam ser respondidas no ar, durante a Conferência, serão esclarecidas em contato posterior por representantes da Secretaria de Educação.
Os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Manuel Palácios e Lina Kátia Mesquita, detalharam o sistema de avaliação da Secretaria de Educação, que é subdivido em dois programas: Avaliação Externa do Desempenho Escolar, que vai ajudar a SEEDUC a ter uma visão global do ensino na rede, e Avaliação Diagnóstica do Desempenho Escolar, ferramenta para uso da escola.
As duas formas de avaliação foram desenvolvidas em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF.
O subsecretário de Gestão da Rede e de Ensino, Rafael Martinez, acredita que o novo sistema de avaliação servirá como um instrumento para aprimoramento do trabalho dos professores, já que ele poderá conhecer o perfil de seus alunos.
A Avaliação Externa acontecerá no dia 26 de novembro, nas escolas, com a aplicação de testes de Língua Portuguesa e Matemática aos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, 3º ano do Ensino Médio e fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Já a Avaliação Diagnóstica será conduzida em 2009 com a ajuda dos professores de Língua Portuguesa e Matemática da rede. Os docentes vão montar e aplicar provas a alunos do 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Os testes serão construídos a partir de um banco de questões de baixa, média e alta complexidade, disponível no Portal do Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro (www.saerjcaed.ufjf.net).

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, lindona!!!

Adorei essa notícia! Mas tem que explicar pra eles que notebooooooks não é máquina de videogame não, please...

Muitos kisses pra você!

Hilda Helena Raymundo Dias disse...

Deeva linda!Amei apinta que vc deu por aqui!!!Volte sempre@!!