domingo, 16 de novembro de 2008

Campinho da Independência - Um quilombo em nosso estado.

Campinho da Independência
Quilombo de Palmares
Remanescentes de Quilombos no Estado de São Paulo
Comunidade do Jaó
Cafundó
Mangal
Localização: O Quilombo Campinho da Independência está localizado ao sul do Estado do Rio de Janeiro, a 20 km da cidade de Paraty, entre os povoados de Pedras Azuis e Patrimônio. É banhado pelo rio Carapitanga e servido por cachoeiras e pela exuberante Mata Atlântica.
Histórico: A origem do Quilombo Campinho da Independência é muito peculiar. Todos os moradores são descendentes de três escravas: Antonica, Marcelina e Luiza. Segundo as histórias contadas pelos mais velhos as três não eram escravas comuns, pois tinham cultura, posses e habitavam a Casa Grande. Conta-se que no local existiam grandes fazendas, sendo a Fazenda Independência a mais importante. Após a abolição da escravatura os fazendeiros abandonaram suas propriedades e as terras foram divididas entre aqueles que nela trabalhavam.
Subsistência: Os quilombolas de Campinho cultivam arroz, feijão e milho. Também plantam mandioca (aipim) e cana de açúcar, usadas também para a produção de farinha e pinga. Frutas como manga, graviola e laranja são abundantes. A maioria dos moradores são artesãos e seus balaios, cestos e peneiras são muito apreciados pelos turistas que frequentam Paraty e região.
Memória: Além da história de Campinho estar registrada nas memórias dos mais velhos, passadas para as novas gerações, a tradição do quilombo também poderá ser conhecida na Casa do Quilombo, que conta com utensílios e materiais de trabalho artesanais usados por seus moradores, além de um acervo fotográfico.

Um comentário:

Hilda Helena Raymundo Dias disse...

Ótima oportunidade para quem quer conhecer um pouco mais da cultura Afro-brasileira e fica apenas à 20 km de Paraty!!!