sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O que é Ambiente ou Meio Ambiente?


Ambiente ou meio ambiente é a terra em que pisamos, o ar que respiramos, a água, as plantas, os animais, as montanhas, os lagos e lagoas, os oceanos, até o nosso corpo faz parte do ambiente.
É preciso perceber a importância que tem o meio ambiente para nossas vidas.
É dele que retiramos materiais que utilizamos para a construção do ambiente urbano (cidades, vilas), para nossa sobrevivência (alimentos, água) e para a confecção de objetos úteis (vidros, plástico, metais, papéis), mas nem por isto devemos agir como se o ambiente fosse simplesmente um "armazém de mercadorias".
Nós retiramos do ambiente os materiais e os transformamos: o plástico vem do petróleo que é retirado do fundo da terra, o vidro vem da areia que é retirado da crosta terrestre, o papel é feito de certos tipos de árvores.
Todos materiais que temos a nossa volta foram feitos com os recursos naturais retirados do meio ambiente. Se não utilizarmos estes recursos com muito cuidado, muitos, em pouco tempo, poderão acabar. Por isto é tão importante reciclar e poupar os recursos naturais respeitando todos os seres com quem compartilhamos a vida.

Um comentário:

Hilda Helena Raymundo Dias disse...

Boa palavra professor!!!Precisamos pensar no presente e também no futuro.Precisamos falar mais com os alunos do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.Quanto mais pessoas tiverem consciência de que é preciso explorar os recursos naturais sem destruí-los, mais recursos serão conservados.O desolvolvomento é super importante,mas aquele que não esgota os recursos para o futuro!!!