domingo, 16 de novembro de 2008

Resolução impedirá que menores de 18 anos cursem o Supletivo.

SÃO PAULO - Uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) pretende impedir que adolescentes com menos de 18 anos cursem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo. Por falta de uma legislação clara no País, há hoje cerca de 642 mil estudantes entre 15 e 17 anos nessas salas de aula, 13% do total.A nova regra não é consenso entre educadores e será votada na próxima quarta-feira. Se aprovada, segue para homologação do Ministério da Educação, que se posiciona contra a mudança. A faixa etária discutida pelo CNE é uma das mais preocupantes da educação pública brasileira atualmente. Segundo dados do IBGE divulgados na semana passada, nem 50% dos 10,2 milhões de brasileiros de 15 a 17 anos estão no ensino médio, considerado o nível adequado. Fora os que cursam EJA, há muitos com defasagem de aprendizagem, estudando com colegas mais novos no ensino fundamental, e outro 1,6 milhão está fora da escola. Hoje, a maioria dos estudantes da EJA tem mais de 25 anos; eles são 2,6 milhões dos 4,8 milhões no nível de ensino. Mas há também alunos com menos de 15 anos - mais da metade deles no Nordeste. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Um comentário:

Hilda Helena Raymundo Dias disse...

Li um comentário de um professor que leciona a 6 anos e atua nessa área de ensino(EJA) e diz concordar com o CNE pois há uma fuga de jovens dessa faixa etária, do ensino regular para o EJA. Esses jovens aproveitam, não apenas do tempo curto para conclusão do curso, mas, principalmente porque há pouco conteúdo além de não exigir um aprofundamento de conhecimentos em geral.
Aliado a tudo isso,diz ele ,temos uma grande diversidade de faculdades particulares que aproveitam dessa clientela originada da EJA.
Assim, o que víamos como exceção, agora é regra.Na unidade escolar que trabalho os que cursam a EJA e que são menores de 18 anos não se envolvem no processo de aprendizagem e se formos ver os resultados chegamos a nota 0 de rendimento escolar!